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Foto do escritorKeli Silveira

Voluntários da Salesforce e da Sys4B retiram 2.188 resíduos da Praia do Bueno

Colaboradores e convidados das duas empresas participaram de uma Ação Voluntária EcoFaxina no sábado 21/10, em Guarujá.


Nuvens nunca foram um problema para a Salesforce, muito pelo contrário! Nem mesmo o céu nublado e uma mudança de rota por razões climáticas - a princípio a ação seria na Praia do Saco do Major - desanimaram seus colaboradores e os parceiros da Sys4B. Esta aliança que já ocorre no mundo corporativo, deu espaço a uma outra união de forças e de propósito, o combate ao lixo no mar, em uma parceria técnica e operacional com Instituto EcoFaxina.


Voluntários da Salesforce e da Sys4B posam para foto durante ação voluntária de limpeza da Praia do Bueno, em Guarujá

"Nós conhecemos o Instituto graças a uma indicação da Voz dos Oceanos, o qual já fizemos uma parceria. Que grata surpresa conhecer o EcoFaxina", nos contou a Claudia Fontana Silles, Employee Care Manager da Sys4B, e uma das organizadoras do evento.



A Arquiteta de Tecnologia da Salesforce, Fernanda Santos, descreveu sua primeira impressão ao chegar na Praia do Bueno em uma palavra: "assustador". Ela declarou que imaginava encontrar microlixo, mas coletaram resíduos de vários tamanhos em meio à natureza tão bonita. "Estamos bem afastados dos prédios, e mesmo assim, tinha um monte de itens escondidos embaixo das pedras. Quando terminamos, não parecia o mesmo lugar".


Voluntária da Salesforce contente em participar da limpeza da Praia do Bueno, em Guarujá, também quer ecobarreiras!

Determinados, os 20 participantes coletaram 2.188 resíduos de aproximadamente 100 metros de praia. Segue a lista:


Tampa PET: 1019

Garrafa PET refrigerante: 283

Haste de cotonete: 210

Haste de pirulito: 156

Pino de droga: 102

Chinelo: 73

Fragmento de vidro: 58

Garrafas PEAD: 30

Sola de calçado: 31

Palmilha: 26

Emb. higiene pessoal: 25

Isqueiro: 18

Emb. produto de limpeza: 16

Emb. produto alimentício: 14

Escova de dente: 13

Material escolar: 12

Calçado: 11

Emb. remédio: 11

Pente: 10

Boia de pesca: 9

Canudo: 6

Espuma de estofado: 6

Boneca: 3

Chupeta: 3

Corda de navio: 3

Lâmpada LED: 3

Lata de metal: 3

Emb. lubrificante: 3

Cabide: 2

Emb. aerosol: 2

Partes de ventilador: 2

Torneira de plástico: 2

Emb. água oxigenada: 1

Bolsa: 1

Boné: 1

Bota (EPI): 1

Cadeira de praia: 1

Camiseta: 1

Caneleira: 1

Capacete (EPI): 1

Engradado de plástico: 1

Escova de lavar roupa: 1

Galão de tinta 18l: 1

Garrafa de vidro: 1

Lona: 1

Mochila: 1

Pente fino: 1

Pomada muscular: 1

Pote de vidro: 1

Porta de freezer: 1

Rede de pesca: 1

Rodo: 1

Tampa de caixa d'água: 1

Emb. tintura de cabelo: 1

Emb. tintura de roupa: 1



Essa enorme quantidade de itens em uma área tão pequena surpreendeu os voluntários, "a expectativa era que em uma praia deserta, a gente não teria nada para retirar, viemos no carro falando isso. Foi desagradável encontrar tantas garrafas PET, aliás tinha de tudo aqui, bolsa, sapato, muito lixo. A gente vê que o ser humano está degradando o nosso planeta. É muito triste, eu saio daqui com um sentimento e a reflexão de que nós, de fato, não cuidamos da Terra. Muitos não têm consciência ecológica", disse Claudia Fontana Silles.


Claudia Fontana Silles, voluntária da Sys4B, exibe boneca coletada na praia do Bueno, em Guarujá.

Ao todo, foram retirados 118,4 kg de resíduos, sendo: 


Plástico: 70,9 kg 

Isopor: 7,6 kg 

Borracha: 14,8 kg 

Vidro: 2,1 kg 

Metal: 5 kg 

Tecido: 18 kg (descontado 70% de umidade).


Mais de 80% dos resíduos coletados era de origem domiciliar, provenientes de ocupações irregulares no manguezal estuarino, mas encontramos também alguns produtos estrangeiros, descartados por tripulantes de navios.



"O que mais me impactou foi perceber a diferença entre curtir uma foto no Instagram e participar de uma experiência assim. Eu não tinha ideia de quanto isso podia ser bom pra mim e pra minha filha que veio comigo. Encontramos desde tampinha de garrafa até uma bota inteira, não dá para imaginar como chegaram aqui, teve resíduo chinês coletado. Daí, a importância desta ação que nos proporcionou passar por essa vivência e de fazer um trabalho muito diferente do que só apoiar e curtir na rede social", declarou Maurício Freitas, Delivery Manager da Sys4B, e pai da Isabela de 17 anos.


Maurício Freitas, Delivery Manager da Sys4B, e pai da Isabela de 17 anos, exibe resíduos coletados na praia do Bueno, em Guarujá.

Pollyana Gomes Segantin, Partner Account Manager da Salesforce, e co-organizadora do evento, também falou sobre a ação, "primeiro ponto, foi excepcional a preocupação de vocês com a segurança, isso não tenho dúvidas, foi incrível, a pré-organização do evento também. Mesmo com o tempo ruim, o Instituto tinha um plano B, fizemos a limpeza, a gente não perdeu nossa viagem, estávamos bem empolgados pra isso. Foi relevante o que o William falou no começo, sobre a importância de estarmos aqui. Muito boa a organização de vocês, parabéns pro time".


Pollyana  Gomes Segantin, Partner Account Manager da Salesforce, e co-organizadora do evento, exibe resíduos coletados na praia do Bueno, em Guarujá.

Para a equipe do Instituto, foi uma honra e uma alegria receber tanta gente comprometida com a preservação dos oceanos, "o que nos impressionou foi o nível de engajamento homogêneo dos colaboradores. Todos estavam empolgados e participaram ativamente com muita energia. Foi um diferencial, porque sempre há uma heterogeneidade no perfil do voluntariado. Uma grande surpresa ver todos dispostos na mesma intensidade em realizar o trabalho de coleta, e depois, de gravimetria. Obrigado por compartilharem essa energia conosco!", pontuou o diretor-presidente do Instituto EcoFaxina, William Schepis.



"A oportunidade de participar da ação conjunta da Sys4B com a ONG EcoFaxina e a parceira Salesforce foi uma experiência incrível, completamente diferente do que fazemos no dia a dia, pois teve como objetivo mostrar na prática a situação atual e a importância da preservação.


Realizamos uma limpeza na praia, coletando muito lixo, das mais diversas formas. Vi de perto o impacto da poluição e as ações que podemos tomar para reduzi-lo. Agradeço à Sys4B, ao EcoFaxina e à Salesforce pela oportunidade. Foi um dia de aprendizado valioso e de conscientização, que me deixou ainda mais comprometido com a preservação dos oceanos", declarou Alessandro Serafim, COO da Sys4B.


Alessandro Serafim, COO da Sys4B, comprometido com a preservação dos oceanos.

Agradecemos à Salesforce e à Sys4B pelo envolvimento no combate ao lixo no mar e por acreditarem em nosso trabalho. Muito obrigado também à Família Schurmann e à expedição Voz dos Oceanos, nossos queridos stakeholders, por nos indicarem a estas grandes empresas!


Voluntários da Salesforce e Sys4B posam para foto com os resíduos coletados na praia do Bueno, em Guarujá.

A 171ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio da Voz dos Oceanos, Polícia Militar Ambiental e Exército Brasileiro.


Sobre a Salesforce


A Salesforce é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) baseada na nuvem, que permite com que empresas possam gerenciar e integrar todas as suas operações, como vendas, marketing, atendimento, ecommerce e TI em um lugar só.


Sobre a Sys4B


A Sys4B nasceu com a missão de extrair o máximo da potencialidade do CRM Salesforce para a operação de nossos clientes, fazendo com que os clientes de nossos clientes se sintam felizes ao se relacionar com nossos clientes.


Muitos profissionais e os próprios sócios têm experiência sólida, mais de vinte anos, em implementar CRM nos mais variados clientes e países.


O time atual conta com mais de cinquenta consultores, certificados, qualificados e treinados. Crescemos mês a mês.


Com profundo conhecimento técnico e funcional da plataforma Salesforce e suas melhores práticas, a Sys4B estabelece como foco o desafio de buscar a cada dia a excelência nos serviços prestados e, com isso, estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes.


A Sys4B é parceira Gold da Salesforce e oferece a mais completa experiência em implantação e manutenção de CRM.


Sobre o Instituto EcoFaxina


O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e stakeholders.


O Instituto EcoFaxina organiza ações voluntárias para a limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos.


Desde sua fundação, o Instituto realizou 171 ações, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários que retiraram 70.409 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos.

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