Com o objetivo de retribuir o bem que a natureza nos faz, 22 voluntários uniram-se ao Instituto EcoFaxina em uma ação de limpeza na Prainha Branca, em Guarujá, no dia 20 de setembro.
O grupo iniciou as atividades caminhando por um trilha até a praia em meio à Mata Atlântica.
Marcia Gabriela Kasemodel, organizadora do evento junto ao Instituto, destacou alguns pontos. “Entrei em contato com algumas ONGs, mas o EcoFaxina tinha uma estrutura e organização que chamaram atenção comparada ao restante. Vocês pareciam muito organizados desde o começo. Para nós, teve a vantagem da localização, já que atuam na Baixada Santista, próximo a São Paulo. Na videochamada, o William mostrou-se entusiasmado com o que faz, e isso também nos motivou a fechar com vocês.”
Triagem
Muitos participantes se surpreenderam com tudo que foi coletado em poucas horas, foram 25,4 kg de resíduos sólidos, sendo:
Plástico: 10,7 kg
Isopor: 1,9 kg
Borracha: 2,5 kg
Tecido: 0,6 kg
Metal: 3 kg
Vidro: 4,4 kg
Outros: 2,3 kg
O estagiário Pedro Henrique Vieira, que está na empresa há apenas um mês, adorou participar, "para mim, foi muito representativo, uma surpresa e tanto desde o começo quando passaram a programação, principalmente sobre a parte da natureza. Minha irmã me disse: - nossa que inveja de você, porque também queria participar. Então, na questão de estar no evento com pessoas de outras nacionalidades foi bem interessante, pois me incentivou a falar inglês e a entender um pouquinho de outras culturas, o que gosto bastante. A experiência de hoje, levarei para o resto da minha vida”.
Gravimetria
Todos os voluntários participaram ativamente da coleta e triagem por tipo de produto, que resultou em um total de 1.279 itens. Veja a lista:
Bituca de cigarro: 346
Tampa PET: 225
Eppendorf: 151
Haste de cotonete: 151
Haste de pirulito: 123
Canudo: 110
Garrafa PET: 30
Lata de metal: 23
Chinelo: 17
Filamento de nylon: 17
Garrafa de vidro: 14
Fragmento de vidro: 13
Espuma de PU rígido: 10
Isqueiro: 9
Espuma de PU flexível: 8
Tampa de metal: 6
Boia de pesca: 4
Brinquedo: 4
Colher de metal: 2
Lâmpada: 2
Seringa: 2
Bob de cabelo: 1
Boia bomba porão: 1
Canetinha: 1
Embalagem de preservativo: 1
Escova de cabelo: 1
Lápis: 1
Óculos: 1
Pilha: 1
Pregador: 1
Remédio: 1
Tênis: 1
Rodo de pia: 1
A SKIM, empresa de pesquisa de mercado, em comemoração aos seus 45 anos de existência, realizou simultaneamente eventos voltados à preservação do meio ambiente em cinco localidades globais onde atua. Esse intercâmbio cultural foi um diferencial para o analista de lead, Gabriel Bolanos. “É a minha primeira vez no Brasil, acho um lugar lindo, com pessoas agradáveis. Sou da Costa Rica, um país com muito verde, mas que também tem esse problema ambiental, com contaminação nas praias, e isso afeta o turismo. É triste vermos lixo lá e, grande parte vem dos nativos, porque turista estrangeiro cuida. O mundo inteiro enfrenta essa poluição. Foi excelente o intercâmbio cultural, porque vocês são muito alegres, o que deixa a ação mais divertida, não sentimos como trabalho, e sim, como uma atividade entre amigos”.
A CNN Brasil esteve presente na ação, sua equipe acompanhou de perto o engajamento dos voluntários.
O diretor executivo LATAM Gerben van den Blink, além de colocar a mão na massa, incentivou a turma a participar de todas as etapas da ação: coleta, triagem e gravimetria, e contou como foi a experiência, "ficamos um pouco cansados, mas foi muito legal e valeu a pena. Fiquei pensando como é triste ver tanta sujeira, tantos resíduos na praia, e quão importante é fazermos nossa parte. O mundo tem muitos problemas ambientais. Precisamos nos unir para mudar essa realidade.”
"Foi uma grata oportunidade de conversarmos sobre a problemática do plástico nos oceanos com voluntários brasileiros e de outras partes do mundo, pois trata-se de um problema que requer conscientização global para que alcancemos mudanças efetivas para um futuro sustentável do planeta. Parabenizamos a SKIM por apoiar essa causa e acreditar que juntos podemos vencer esse desafio”, declarou William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.
A 180ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio da Prefeitura de Guarujá e da Sociedade Amigos da Prainha Branca.
Comments