top of page
Foto do escritorKeli Silveira

MSC e EcoFaxina promovem combate ao lixo no mar e ciência cidadã em Santos

Ação Voluntária aconteceu no dia 24 de novembro, na Praia do Gonzaga, e contou com o engajamento de 24 participantes. 


A 184ª Ação Voluntária EcoFaxina reforçou a importância do voluntariado para mudanças significativas que podem ser implementadas a curto e longo prazo, buscando contribuir com a conservação ambiental e a sustentabilidade. 


Voluntários posam para foto durante a 184ª Ação Voluntária EcoFaxina
Voluntários posam para foto durante a 184ª Ação Voluntária EcoFaxina

Após coletar 5,01 kg de resíduos sólidos da areia da praia, sendo 2,37 kg de plástico; 0,11 kg de isopor; 0,06 kg de vidro; 1,32 kg de metal; 0,06 kg de tecido e 1,09 kg de outros materiais, os voluntários realizaram a contagem por tipo de produto, e chegaram ao número expressivo de 6.148 itens. Entre eles, mais de 2.000 bitucas de cigarro. Veja a lista completa:  


Bituca de cigarro: 2029

Fragmento plástico rígido: 1205

Fragmento plástico filme: 815

Fragmento papel: 389

Fragmento isopor: 277

Tampa metal: 238

Eppendorf: 215

Haste pirulito: 164

Tampa PET: 163

Canudo: 158

Haste cotonete: 149

Lacre metal: 90

Madeira processada: 65

Filamento de nylon: 59

Fragmento vidro: 32

Colher plástico: 19

Bucha: 17

Copo plástico: 13

Fragmento rojão: 11

Parafuso: 8

Abraçadeira de nylon: 6

Lata metal: 5

Brinquedo: 5

Lacre linguiça: 3

Caneta: 2

Garrafa PET: 2

Lápis: 2

Cabo colher metal: 1 

Chupeta: 1

Haste de óculos: 1

Hidratante labial: 1

Leite fermentado: 1

Manilha com pino ⅜: 1 

Porca olhal ⅝: 1


A quali-quantificação tem um grande impacto positivo, porque essa metodologia participativa gera dados que impulsionam projetos e políticas públicas essenciais para combater a poluição marinha. Podemos dizer que os colaboradores da MSC e seus convidados, o time da UACEP - União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas, e voluntários EcoFaxina foram verdadeiros Cientistas Cidadãos.



O estudante do curso de Tecnologia em Logística Erick Lima se interessa por temas relacionados ao meio ambiente, tanto que já visitou o Instituto para fazer um trabalho da faculdade. Desta vez, decidiu colocar em prática o conhecimento adquirido, “eu encontrei o EcoFaxina na internet, me inscrevi e estou participando pela primeira vez. Durante a coleta, passei a perceber melhor o ecossistema ao redor e compreendi que o microplástico é um problema muito sério. Devemos ter uma maior atenção a isso. Lugar de lixo é no lixo”. 


Voluntário exibe resíduos coletados na Praia do Gonzaga,  em Santos
Voluntário exibe resíduos coletados na Praia do Gonzaga, em Santos

A Vanessa Oliveira e o Pietro fizeram seu primeiro voluntariado juntos. A mamãe que trabalha como assistente administrativo na MSC acha bom seu filho ver de perto a importância de cuidar da natureza, “hoje, coletamos um monte de bituca de cigarro, tinha muita sujeira na praia. Não só os adultos devem ter consciência, é preciso aprender desde pequeno, para crescer fazendo tudo direitinho”. 


Mãe e filho participam de primeiro voluntariado juntos
Mãe e filho participam de primeiro voluntariado juntos

Já a Fernanda Brandelero, coordenadora de controladoria na MSC, participou pela segunda vez. Em dezembro do ano passado, a empresa promoveu uma ação com o Instituto no manguezal do Jardim São Manoel, na zona noroeste de Santos. Na ocasião, foram retirados 202,8 kg de resíduos sólidos do ecossistema. Ela achou a experiência interessante, por tudo que encontrou na praia, como por exemplo, uma bucha de parafuso, “é exatamente o que o William falou, que vem de lá de trás e aparece aqui, não acho que as pessoas tragam este tipo de produto para tomar sol. É impressionante e triste! Em relação ao manguezal, lá os itens são maiores. Agora, consigo imaginar o caminho feito por esse resíduo vindo pelo mar. Acredito que políticas públicas e educacionais são importantes para conscientizar a população do impacto da poluição no meio ambiente”.


Colaboradora da MSC participa de uma Ação Voluntária EcoFaxina pela segunda vez
Colaboradora da MSC participa de uma Ação Voluntária EcoFaxina pela segunda vez

“Realizar uma ação de limpeza na praia em parceria com a MSC e seus convidados foi uma grande honra para nós, que temos como missão inspirar pessoas e instituições a falarem e agirem em defesa dos oceanos. Desejamos bons ventos à parceria com esta empresa conectada aos oceanos do planeta em suas operações”,  afirma William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina. 


Miniaula com o biólogo marinho do Instituto EcoFaxina
Miniaula com o biólogo marinho do Instituto EcoFaxina

“Agradeço à disponibilidade de tempo das pessoas que abriram mão da convivência familiar neste domingo, mas estar aqui foi um ganho em uma atividade de sensibilização. O EcoFaxina sempre faz esse tipo de ação, e nós da MSC procuramos apoiá-los, inclusive, já estamos programando o próximo evento na Ilha Diana. Além disso, é importante fomentar dentro da empresa essa questão que ocorre lá no estuário, nas palafitas. Infelizmente, o descarte de resíduos é feito na maré, que vão parar no manguezal, pois não existe política pública que impeça essa prática. Quero agradecer também aos nossos parceiros, o pessoal do UACEP, que são educadores habituados a trabalharem com crianças, espero que eles nos ajudem a multiplicar isso agora e durante o próximo ano”, declarou Claudio de Oliveira, Social Responsability na MSC. 


Voluntários do EcoFaxina realizam pesagem dos resíduos
Voluntários do EcoFaxina realizam pesagem dos resíduos

Agradecemos ao Grupo MSC, um conglomerado de empresas que, desde 1970, conta com o profissionalismo de milhares de funcionários que realizam o transporte de cargas, pessoas e sonhos, navegando mundo afora.


A 184ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio do Grupo MSC, UACEP, Prefeitura de Santos, Terracom Engenharia e Movimento ODS Santos.


Confira mais informações e fotos na página da ação.


Sobre o Instituto EcoFaxina


O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e setor privado.

O Instituto EcoFaxina inspira pessoas a falarem e agirem pelo Oceano, organizando campanhas e ações voluntárias para a despoluição de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de resíduos que impactam o oceano, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Desde sua fundação, o Instituto realizou 184 ações, com o envolvimento de mais de 5.500 voluntários que retiraram 92.655 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos dulcícolas e marinhos.


____________________________

Contato para a imprensa do Instituto EcoFaxina - Keli Silveira

Instagram: @ecofaxina


62 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page