A ação aconteceu em Santos no dia 21 de setembro, e contou com o engajamento de 46 voluntários de diferentes idades.
Pelo segundo ano consecutivo em parceria com o Instituto EcoFaxina, a Ocean Network Express Latin America não só incentivou seus colaboradores a participarem como também contribuiu para que seus amigos e familiares vivenciassem uma experiência de voluntariado voltada ao combate ao lixo no mar.
É sempre uma alegria presenciarmos pessoas mais experientes dando um grande exemplo às crianças, compartilhando uma mensagem que ecoa positivamente a todos e ao planeta.
Neste Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, recebemos a visita de uma "voluntinha" de apenas sete meses. A sorridente Alana acompanhou a mamãe Mariana Alves, que trabalha no gerenciamento de cargas da empresa, "eu quero deixar a melhor herança possível para a minha filha, porque é uma prática que serve como exemplo, mostrando o que temos de bom, a natureza, e como o lixo impacta nela. Não quero que ela cresça no meio do caos, do extremo das mudanças climáticas. Nem que seja simbólico, pois não vou poder contribuir muito com a coleta, mas eu ajudo de outras formas na minha casa, como por exemplo, nos primeiros meses de vida dela, nós usamos fraldas ecológicas, porque sabemos o quanto de tempo elas levam para desaparecer”, explicou Mariana.
"No ano passado, a empresa incentivou alguns grupos a pensarem em ações Green. Foi então que a Fabiana e a Lidiane montaram um para fazer limpeza na praia, e isso repercutiu internamente. Reverberou bastante porque na ação de hoje tem gente nova participando. Daí, o global que fica em Singapura, criou um projeto este ano para apoiar o World Cleanup Day, que vai gerar um relatório com o resultado de todos os países participantes”, declarou Alessandra Kelly Nishimura, gerente de comunicação e CSR.
De fato, o grupo participou efetivamente da coleta e da gravimetria, e deu um show ao retirar 18.948 itens das areias da Praia do José Menino, em Santos. Confira a lista por tipo de produto:
Fragmento de plástico duro: 8.293
Fragmento de plástico mole: 7.822
Bituca de cigarro: 1.098
Eppendorf: 320
Sachê: 240
Tampa PET: 238
Haste de cotonete: 219
Haste de pirulito: 190
Fragmento de isopor: 136
Fragmento de vidro: 111
Lacre de linguiça: 72
Canudo: 62
Garrafa PET: 34
Fragmento de espuma PU: 27
Lacre de metal: 25
Tampa de garrafa metal: 24
Latinha de alumínio: 12
Isqueiro: 6
Calça jeans: 4
Madeira processada: 4
Calçado: 2
Chinelo: 2
Garrafa de vidro: 2
Bexiga: 1
Caneta: 1
Chave: 1
Cinto: 1
Conversor de TV: 1
Os voluntários retiraram 26,3 kg de resíduos sólidos do ecossistema, sendo:
Plástico: 12,6 kg
Isopor: 0,6 kg
Borracha: 1,2 kg
Vidro: 1,1 kg
Metal: 3,2 kg
Tecido: 3,5 kg
Outros: 4,1 kg
A gerente de marketing e comunicação, Fabiana Amorin, explicou porque realizaram novamente um Beach Cleanup Day com o Instituto EcoFaxina, “escolhemos fazer mais um ano porque já conhecemos o trabalho de vocês e sabemos que é uma instituição confiável, eu acompanho nas redes sociais. Vemos que tem mesmo esse comprometimento de realmente minimizar o impacto que os resíduos causam no meio ambiente. E pelo resultado da ação anterior, vimos o cuidado que a equipe tem com os EPIs e os lanches, e de ter sempre alguém orientando. É algo bem completo. Não é só vir aqui e fazer, vocês começam desde antes, dando suporte, e durante o evento. Este ano, o pessoal ajudou na contagem, e isso conscientiza mais, porque não imaginávamos que tinha tanto resíduo.”
"Pela segunda vez, foi um grande prazer realizar esse trabalho de despoluição da praia com os voluntários da ONE. Em um sábado nublado, a participação ativa de tantos colaboradores evidenciou o comprometimento com os valores da empresa, que leva o Oceano no nome. E não para por aqui, no restante do ano eles separam tampinhas em suas casas e levam para o escritório, contribuindo continuamente com a causa. É como eles dizem... as ONE, we can", declarou William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.
A 181ª Ação Voluntária EcoFaxina, que contou com a participação de crianças, adolescentes e adultos, foi repleta de aprendizado e de significados. Uma ótima oportunidade de refletirmos: que mundo queremos deixar para as próximas gerações?
O analista de compras, David Tadeu Oaski, tem essa resposta na ponta da língua, “eu trouxe a minha família, a Janice, minha esposa, e a Clarice, minha filhinha de 1 ano e meio. A gente participa desse tipo de ação como um trabalho de conscientização, e a herança que gostaria de deixar para ela é um mundo mais sustentável. O caminho que estamos seguindo não é bom, não tem para onde ir, então, temos que repensar sobre o nosso consumo e a maneira que fazemos os descartes. Bom, espero que possa valer a pena.”
Concordamos com você, David, o futuro às novas gerações pertence, mas ele é construído dia a dia, com o envolvimento sustentável de todos nós.
Confira mais fotos e informações na página da ação.
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